terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Livro: O Perfume


Resolvi inaugurar uma parte nova no blog e falar também de Livros! Gostaram da ideia?
Pra estrear esse novo segmento, hoje vou falar do último livro que li, O Perfume de Patrick Süskind.
"...as pessoas podiam fechar os olhos diante da grandeza, do assustador, da beleza, e podiam tapar os ouvidos diante da melodia ou de palavras sedutoras. Mas não podiam escapar ao aroma. Pois o aroma é um irmão da respiração - ele penetra nas pessoas, elas não podem escapar-lhe caso queiram viver. E bem para dentro delas é que vai o aroma, diretamente para o coração, distinguindo lá categoricamente entre atração e menosprezo, nojo e prazer, amor e ódio. Quem dominasse os odores dominaria o coração das pessoas."

Sinopse:
"Das Parfum, die Geschichte eines Mörders" no original em alemão, ou simplesmente "O Perfume" em português, passa-se na França, século XVIII. O recém-nascido Jean-Baptiste Grenouille é abandonado pela mãe junto a restos de peixes em um mercado parisiense. Rejeitado também pela natureza, que lhe negou o direito de exalar o cheiro característico dos seres humanos, pelas amas-de-leite e por instituições religiosas, o menino Grenouille cresce sobrevivendo ao repúdio, a acidentes e doenças. Ainda jovem descobre ser dotado de imensa sensibilidade olfativa e parte em busca da essência perfeita, do perfume que lhe falta para seduzir e dominar qualquer pessoa. Nessa busca obsessiva, ele usurpa a essência dos corpos de suas vítimas.

O que eu achei:
Vale muito à pena a leitura, apesar de ter sido o livro que mais demorei pra ler em toda a minha vida. 
O livro começa extremamente envolvente, a riqueza de detalhes na descrição dos ambientes e circunstâncias feita pelo autor nos faz mergulhar na atmosfera da história e acompanhar a trama bem de perto, tornando tudo que acontece muito palpável. 
Porém em determinado ponto, mais ou menos na metade das páginas, o ritmo da narração se perde um pouco e a leitura se torna um tanto quanto morna, foi isso que me fez demorar tanto para concluí-la. Em alguns momentos (principalmente quando Grenouille passa alguns anos em uma caverna) eu não tinha a menor vontade de ler e portanto tirei o livro da minha lista de prioridades, lia em intervalos da escola, quando estava esperando em algum lugar, enfim, apenas quando não tinha nada melhor para fazer.
Contudo, para meu espanto (e alegria), de uma forma gradativa, o enredo vai retomando seu gás inicial e se tornando cada vez mais fascinante, culminando em um final formidável que fecha com chave de ouro a história contada.
As ultimas 71 páginas são sem dúvida a melhor parte do livro e compensam tudo que veio antes. Se eu soubesse o que me esperava no fim, sem a menor dúvida, teria encarado com mais bravura e lido mais rápido as partes tediosas que o precederam.
O livro é maravilhoso e nos permite fazer reflexões profundas acerca de diversos assuntos enquanto acompanhamos o crescimento do personagem principal.

Eu recomendo muito e encorajo quem estiver com vontade de ler a seguir em frente com a ideia. Pra quem quiser saber um pouco mais sobre o livro e a história aqui está o link da página do Skoob sobre ele e o trailler do filme que foi baseado na história.



Espero que tenham gostado,
Beijoss e até o próximo post!

2 comentários:

  1. Nem acredito que você finalmente terminou de ler hahah. Adorei a resenha do livro mas acho que vou ficar só com o filme mesmo...

    http://meninapipoca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu ganhei esse livro de presente no meu aniversário (que é em abril) e até hoje nem encostei nele, só coloquei na prateleira. Eu penso "vou ler O Perfume assim que terminar o que estou lendo agora", mas sempre que termino arrumo algo mais interessante e vou adiando a leitura desse. Não sei porque, apesar da historia ser legal, o livro sempre me pareceu tedioso. Mas vou confiar em você quando disse que vale a pena e me aventurar nele assim que terminar o que estou lendo (de verdade dessa vez).

    http://dizaimarina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Vou adorar saber sua opinião! Seu comentário será publicado e respondido o mais rápido possível.
Beijos da Maria

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...